DICAS ÚTEIS

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?


É preciso pesquisar antes de adotar um animal de estimação, seja ele qual for! Eles dependem exclusivamente de nós para sobreviverem de forma saudável e equilibrada. 

Consomem tempo, dinheiro e muita energia de seus responsáveis, para que tenham suas necessidades atendidas. 


Pense bem, bicho não é brinquedo!

Cada cão é único, com características próprias. Independentemente dos padrões da raça, seu temperamento e comportamento podem ser influenciados pelo meio em que vive. 


Observar seu cão e entender como ele "funciona" é fundamental para orientá-lo para que adquira bons hábitos e se torne um cão equilibrado.


Leia as informações da SEPDA - Sec. de Proteção e Defesa dos Animais, da Prefeitura do Rio. http://www.rio.rj.gov.br/web/sepda/exibeconteudo?article-id=152348


PARA SE TER UM CÃO IDEAL É PRECISO SER UM "DONO" IDEAL!

Ao trazer um cão para casa, filhote ou adulto, inicie uma rotina disciplinada com horários para alimentação, exercícios, brincadeiras (interação disciplinada) e momentos para deixar o cão descansar.

Tudo que o filhote aprender vai continuar a fazer quando grande. O cão adulto vai respeitar e aprender as novas regras da mesma forma, defina as regras e não abra exceções, seja claro, consistente e carinhoso.

Tenha paciência para repetir o que quer ensinar, seja persistente e justo com o cão. Ele  reage aos estímulos que recebe e repete aquilo que lhe é permitido. 


Oriente seu cão constantemente, não adianta puni-lo por ele ter agido como "cão"! Mostre o que ele pode ou não pode fazer, trate-o com respeito, bom senso e carinho.