EDUCAÇÃO BÁSICA

Alternativas de tratamento na hipervinculação canina


Você pode interagir com seu cão ensinando comportamentos adequados para se comunicar com ele no dia-a-dia. O cão precisa de estímulos físicos e mentais para ficar equilibrado em nosso ambiente.

É preciso interagir disciplinadamente para que o cão entenda o que se quer dele. O cão reage com os estímulos que recebe, então se nos comunicamos com agitação, impaciência ou agressividade, é isso que ele nos devolve.

A melhor forma de manter a estrutura hierárquica e o equilíbrio da família / matilha, é mostrar ao cão desde o primeiro contato conosco e com nosso ambiente, quais as regras de interação e os limites no território.

Em qualquer idade, o cão deve ter um local específico onde possa comer, descansar e fazer suas necessidades. Esse local deve ser protegido das intempéries e ser próximo ao convívio das pessoas, simulando a "toca" do cão, onde se sentirá seguro e orientado, tendo suas necessidades básicas atendidas.

Para manter a estrutura social bem definida e adquirir o respeito de seu cão, EVITE ir até ele, sempre o chame para receber atenção, comida ou brinquedos. 

É natural para o cão trabalhar para sobreviver, caminhando muito em busca de alimento, protegendo o território, procurando uma parceira no período de procriação, interagindo para cuidar, brincar e disciplinar os filhotes.

Para ser líder é preciso ser equilibrado, confiante e seguro de suas atitudes, além de viver em constante atividade mantendo a ordem e a disciplina na matilha, orientando as tarefas de caça e proteção do território, o que pode provocar alto nível de estresse.

Por outro lado, quando o cão é um seguidor, ele fica mais tranquilo por saber que se realizar suas tarefas, o líder cuidará do resto...

Mantendo a estrutura social e atendendo à necessidades mentais e físicas específicas do cão, ele fica mais equilibrado e com boa auto-estima. Ele aprende qual o seu lugar no grupo sendo recompensado por realizar as tarefas da forma que foram pedidas. 

Mostre a ele que tudo de bom vem de você! condicionamento positivo agiliza o processo de educação do cão.

Antes de dar comida, atenção ou brincadeira, condicione comportamentos de submissão e obediência, como a cadela faria com seu filhote... para ganhar algo o cão deve realizar um comportamento natural de submissão perante aquele que tem o controle dos recursos de sobrevivência no ambiente. SENTA, FICA, DEITA, AQUI, BUSCA, LARGA, enfim, qualquer orientação em que ele seja bem sucedido e recompensado por ter obedecido.

Os comandos de obediência apenas criam uma associação gestual e verbal com comportamentos naturais dos cães, fazendo com que eles realizem esses comportamentos quando forem solicitados.

SENTAR é um ato natural, então estimule o cão a sentar antes de dar a comida, antes de colocar a coleira ou de iniciar uma brincadeira.

O mesmo acontece com outros comportamentos como DEITAR, andar JUNTO, BUSCAR, LARGAR, SUBIR, DESCER, etc. 

Utilize essas e outras orientações de comportamento para manter o cão estimulado corretamente nos momentos de interação com as pessoas.

Você pode ensinar o que quiser e o que for preciso para o cão viver em harmonia com as pessoas e outros animais.