OBEDIÊNCIA BÁSICA

Você pode interagir com seu cão ensinando os comandos de obediência básica para se comunicar com ele no dia a dia. O cão precisa de estímulos físicos e mentais para ficar equilibrado em nosso ambiente.

É preciso interagir disciplinadamente para que o cão entenda o que se quer dele. O cão reage com os estímulos que recebe, então se nos comunicamos com agitação, impaciência ou agressividade, é isso que ele nos devolve.

A melhor forma de manter a estrutura hierárquica e o equilíbrio da família / matilha, é mostrar ao cão desde o primeiro contato conosco e com nosso ambiente, quais as regras de interação e os limites no território.

Em qualquer idade, o cão deve ter um local específico onde possa comer, descansar e fazer suas necessidades. Esse local deve ser protegido das intempéries e ser próximo ao convívio das pessoas, simulando a "toca" do cão, onde se sentirá seguro e orientado, com suas necessidades atendidas.

Para manter a estrutura social bem definida e adquirir o respeito de seu cão, EVITE ir até ele, sempre o chame para receber atenção, comida ou brinquedos. 

É natural para o cão trabalhar para sobreviver, caminhando muito em busca de alimento, protegendo o território, procurando uma parceira no período de procriação, interagindo para cuidar, brincar e disciplinar os filhotes.

Para ser líder é preciso ser equilibrado, confiante e seguro de suas atitudes, além de viver em constante atividade mantendo a ordem e a disciplina na matilha, orientando as tarefas de caça e proteção do território, o que pode provocar alto nível de estresse.

Por outro lado, quando o cão é um seguidor, ele fica mais tranquilo por saber que se realizar suas tarefas, o líder cuidará do resto...

Mantendo a estrutura social e atendendo à necessidades mentais e físicas específicas do cão, ele fica mais equilibrado e com boa auto-estima. Ele aprende qual o seu lugar no grupo sendo recompensado por realizar as tarefas da forma que foram pedidas. 

Mostre a ele que tudo de bom vem de você! condicionamento positivo agiliza o processo de educação do cão.

Antes de dar comida, atenção ou brincadeira, diga ao cão para obedecer algum comando como SENTA, FICA, DEITA, AQUI, BUSCA, LARGA, enfim, qualquer orientação em que ele seja bem sucedido e recompensado por ter obedecido.

Os comandos de obediência apenas criam uma associação gestual e verbal com comportamentos naturais dos cães, fazendo com que eles realizem esses comportamentos quando forem solicitados.

SENTAR é um ato natural, então induza o cão a sentar antes de dar a comida, antes de colocar a coleira ou de iniciar uma brincadeira.

O mesmo acontece com outros comportamentos como DEITAR, andar JUNTO, BUSCAR, LARGAR, SUBIR, DESCER, etc. 

Utilize essas e outras orientações de comportamento para manter o cão estimulado corretamente nos momentos de interação com as pessoas.

Os comandos básicos de obediência são: 

- SENTA
- DEITA
- FICA
- AQUI
- JUNTO

Mas, você pode ensinar o que quiser e o que for preciso para o cão viver em harmonia com as pessoas e outros animais.