ROTINA DE HIGIENE

ENSINANDO A FAZER AS NECESSIDADES NO LOCAL ESCOLHIDO

Para o cão aprender a utilizar o jornal, além da rotina com horários para alimentação, exercício e descanso, o cão, filhote ou adulto, deve ser supervisionado constantemente quando solto pela casa. 

Geralmente, os cães fazem suas necessidades ao acordar, depois de comer, depois de brincar ou quando ficam agitados com uma visita ou situação nova. 

Se precisar, utilize a coleira e a guia em casa e mantenha o cão ao seu lado. Ofereça um osso para roer para mantê-lo ocupado. Fique de olho quando o cão tentar se afastar ou começar a farejar o chão, conduza-o imediatamente ao jornal. 


Se for filhote leve-o no colo para que acabe de fazer as necessidades no jornal. Recompense com carinho e tom de voz suave.


fonte: http://wp.clicrbs.com.br

Caso o cão esteja sozinho em casa, é sempre melhor deixá-lo restrito a sua "toca", um local apropriado para atender suas necessidades básicas, com água e comida de um lado e o jornal para suas necessidades do lado oposto. 


fonte: www.solbrilhando.com.br

Evite colocar o jornal próximo aos pratos, o cão geralmente é um animal limpo e não gosta de fazer suas necessidades perto de onde come ou dorme. 

Retire as fezes e jogue no vaso sanitário, cubra o jornal usado com folhas limpas e troque pelo menos duas vezes ao dia.